Enxergando as entrelinhas.  'Disney· =)

Por: Morgan Rodrigues

   Estava eu vendo uns desenhos antigos com uns primos meus de 3 e 5 anos, mas dessa vez assisti a eles com um olhar diferente, a maioria deles era da Disney, entao decidi citar 4 do mesmo como exemplo. Com o decorrer das análises, nós iremos perceber o quanto a infância é decisiva na nossa vida, que o futuro começa da base, e essa base precisa ter uma mensagem positiva. Não quero promover a Disney, mas muitos dos seus roteiros são louváveis.
    O primeiro filme que eu escolhi foi Pocahontas. É uma honra para mim dizer que quando criança eu tive a oportunidade de ter visto esse filme.
    Pocahontas conta a história de uma índia que vive em uma tribo que está sendo explorada por ingleses, que acreditam que nesse território há ouro, mostrando de uma maneira artística e branda o que ocorreu no processo de colonização das Américas. O filme é um exemplo do que o homem é capaz de fazer para conseguir o que quer, o que ele é capaz de fazer para possuir riqueza, e isso é bom, é humano querer progredir, afinal o capitalismo nos ofereceu esse caminho glorioso, o problema se inicia quando esse crescimento desrespeita o crescimento de outra pessoa, ou de um grupo inteiro de pessoas.
    Uma das cenas mais lindas do filme é quando Pocahontas ensina ao seu amado que tudo na vida tem dois lados, e que antes de julgarmos temos que ao menos conhecer o outro.
    Um dos motivos de eu ter me apaixonado por esse filme, também, é o de ela ser a primeira a não ter o famoso FINAL FELIZ, quebrando o mito de que tudo na vida é como sonhamos. Mas há porque chorar, pois o filme nos ensina que há glória em outras coisas, e a a mesma para Pocahontas foi ter conseguido salvar a sua terra, e fez isso com a maior arma que o homem possui, o Amor.




      O segundo filme me faz chorar até hoje, Tarzan. Ele é brilhante pois mostra que amar é aceitar as diferenças, mesmo que elas sejam ,aos olhos de muitos, absurdas. O filme relata o amor de uma mãe que mesmo não sendo a biológica foi capaz de enfrentar tudo para proteger o filho "Tarzan", que cresce entre os macacos e sempre se perguntando "Por que eu sou diferente deles?". Quem é diferente sabe como é crescer sendo apedrejado pelo resto da sociedade, sabe como é sentir como se não pertencesse a esse lugar e Tarzan acaba sendo uma metáfora disso, e ainda mostra a solução com mensagem " Seja forte, e mostre que com suas atitudes que é forte o bastante para estar entre eles e ainda sim não precisar de ninguém". :)




      O terceiro é a melhor metáfora de todas, A PequenaSereia. Uma fantasia que exprime uma das maiores vontades do ser humano:Viver. 
     Quando Ariel se auto-intitula infeliz ela sente uma necessidade de encontrar em outros horizontes uma razão para sorrir, e ela encontrou, como muitos de nós, a alegria em lugar bem, beeeeem distante, nos levando a proferir o popular provérbio: a grama do vizinho é sempre mais verde. Porém no filme, a grama era mais verde mesmo, super verde, pois nela morava o seu amor. Ariel demostra a vontade e a necessidade que o homem tem de ser feliz.
       "Quando uma pessoa quer algo, ela consegue. Se não conseguiu, é porque nunca quis de verdade. "

    

       O quarto é o que a pouco tempo deu o que falar: Toy Store 3. :'(
    O filme mostra duas coisas básicas: que nós somos recicláveis e que um dia tudo termina. Quem acompanhou, assim como eu, desde o primeiro filme, pôde sentir a sua infância realmente indo embora, pegando as malas e dizendo "Adeus'' e sim, o filme me fez chorar, mas não por ser dramático, mas por mostrar a realidade através do maior símbolo que uma criança pode ter, um brinquedo.
       Quando se termina de assistir a ele você fica com a mensagem de que tudo termina, mas coisas novas começam, que podem ser melhores ou piores que as anteriores, mas sempre serão únicas, insubstituíveis.
     O tema- Amizade- é forte no filme, a amizade de um garoto que aparentemente teve uma infância solitária com a de um boneco que fora feito para fazer alguma criança feliz, e as última sena do filme é de arrancar o coração até dos mais incrédulos. 



     A infância é algo que nunca morre, ela se modifica, seremos eternas crianças  aprendendo algo. Nós brincamos todos os dias, brincamos de namorar, de trabalhar, de estudar etc. etc. É tudo uma peça criada por nosso subconsciente, uma peça que nos ajuda a encarar a verdade, e se mesmo assim a verdade ainda machucar, nós podemos sentar, assistir a algum desses filmes e apenas nos lembrarmos da época onde a nossa maior preocupação era " será que eu vou conseguir ficar a cordado até tarde para ver O Estranho Mundo de Jack na SBT?". :'(
      A saudade é o que me fez escrever esse post, e sim, em alguns momentos tive de parar para enxugar as lágrimas e prosseguir com o trabalho, e espero que gostem. Um ótimo resto de fim de semana a todos, fiquem em paz.  :)





0 comentários:

Postar um comentário